ANAMNESE
Na primeira sessão, que marca o início do processo de avaliação, a profissional coleta informações sobre o histórico de vida e desenvolvimento do indivíduo avaliado. Isso abrange compreender suas dificuldades e desafios, bem como explorar sua trajetória educacional.
Caso o avaliado possua laudos, exames, encaminhamentos ou relatórios de outros profissionais, como neurologistas, psiquiatras, fonoaudiólogos ou psicólogos, é necessário que esses documentos sejam compartilhados. Isso enriquece o processo de avaliação e possibilita um cuidado mais abrangente e preciso.
TESTES NEUROPSICOPEDAGÓGICOS
A profissional conduz uma bateria de testes para investigar, confirmar ou descartar hipóteses diagnósticas.
Esses testes abrangem avaliações das funções executivas, habilidades de leitura e escrita, competências matemáticas, memória, atenção, e outras habilidades relacionadas ao desenvolvimento cognitivo.
DEVOLUTIVA
Após a conclusão das sessões de avaliação, é realizada a sessão de devolutiva, onde a profissional reúne todas as informações coletadas durante o processo e as apresenta à família, juntamente com a entrega do relatório.
Nesta sessão são apresentados os resultados e realizadas as propostas de encaminhamentos, orientações aos pais e a escola, bem como o planejamento das sessões de intervenção, caso necessário. Além disso, durante essa sessão, a
hipótese diagnóstica é levantada ou descartada.
A avaliação abrange:
– Reunião com a equipe escolar;
– Orientação familiar, escolar e apoio educacional
– Suporte especializado
– Mapeamento executivo
Duração da avaliação
– 8 a 10 sessões
– 1 ou 2 sessões semanais
– Sessões de 50 minutos
Quando se está em boas mãos, o caminho se torna mais leve e os obstáculos ficam menores.
No TreinaMente Centro de Aprendizagem somos especializados em avaliar, estimular e desenvolver habilidades em crianças e adolescentes que enfrentam dificuldades ou transtornos de aprendizagem.